sexta-feira, 25 de maio de 2012

Internet e militância virtual: a revolução está no ar

Como é comum às inovações tecnológicas, muitos se entusiasmam exageradamente (tecnófilos); outros, são críticos renitentes, (tecnófobos). Num e noutro caso, estamos diante de profetas de um único olho: os primeiros vêem apenas os efeitos positivos; os outros são incapazes de reconhecer qualquer positividade. Como ressalta Postman (1994: 15), “às vezes é preciso uma voz discordante para moderar a gritaria feita pelas multidões entusiásticas”. É preciso reconhecer as vantagens, mas não se pode perder de vista que os benefícios das novas tecnologias não se distribuem igualmente; que elas propiciam a formação de novas elites e tem o poder de potencializar os malefícios.

(http://www.espacoacademico.com.br/024/24pol.htm)

O que a escola faz com a tecnologia? E o que a tecnologia faz com a escola?

Tecnologia.

A tecnologia é uma forma de integração. E devemos principalmente saber trabalhar com ela dentro da unidade escolar. A tecnologia como a internet por exemplo, é uma fontede pesquisa de informação e os professores devem saber como utilizar isso dentro da sala de aula.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Computador x Professor






 "De repente a tecnologia entra na escola e nos obriga a recuperar tudo isso".
 (Andreia Cecilia Ramal  - 2000)


Hoje com o uso do computador quase tudo é possível e as aulas ficam mais dinâmicas, o professor tem que acompanhar essa tecnologia para que consiga motivar os alunos e assim atingir seus objetivos. Pode até ser que o computador ocupe o lugar do professor na sala d aula, mas ainda assim será necessário uma pessoa para controlar o computador.
Por mais avançada que seja a tecnologia, sempre existirá a necessidade de alguém para operá-la. O professor é essencial dentro de uma sala de aula. E o computador jamais passará o conhecimento necessário para o desenvolvimento do aluno.

O Mundo Feminino segundo Arnaldo Jabor


O Mundo Feminino

O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra quê?
O sujeito quer ficar famoso pra quê?
O indivíduo malha, faz exercícios pra quê?
A verdade é que é a mulher o objetivo do homem.
Tudo que eu quis dizer é que o homem vive em função de você.
Vivem e pensam em você o dia inteiro, a vida inteira.
Se você, mulher, não existisse, o mundo não teria ido pra frente.
Homem algum iria fazer alguma coisa na vida para impressionar outro homem, para conquistar sujeito igual a ele, de bigode e tudo.
Um mundo só de homens seria o grande erro da criação.
Já dizia a velha frase que "atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher".
O dito está envelhecido. Hoje eu diria que "na frente de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher".
É você, mulher, quem impulsiona o mundo.
É você quem tem o poder, e não o homem.
É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias.
Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem-sucedida, ficou na frente de todos os homens.
E, se você que está lendo isto aqui for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher.
Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua. Só homens.
Já pensou?
Um casamento sem noiva?
Um mundo sem sogras?
Enfim, um mundo sem metas. 
      

Arnaldo Jabor 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Etiqueta.


A “netiqueta”

Como se comportar corretamente no mundo virtual

  • Maiusculas: textos em maiusculas (CAPS LOCK), na maioria dos casos, dão a entender que você está gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe ou coloque entre aspas. Se o programa utilizado na comunicação permitir, use o itálico ou o negrito, mas sempre de forma moderada para não poluir o texto.

  • Erros de grafia: em conversas informais é normal que a norma culta da lĩngua seja posta de lado. O que não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atenção para os erros que podem mudar o significado do que se quis dizer, como usar “mais” em vez de “mas”, “e” em vez de “é”, de em vez de “dê” e assim por diante.

  • Pontuação: por mais informal que seja, o interlocutor pode não conseguir acompanhar o fluxo de pensamento do redator. Daí a necessidade de paudas. Por isso atenção à pontuação e à divisão de parágrafos.

  • Respostas: ao enviar respostas em fóruns, listas de discussão ou debates em redes sociais como o Facebook, por exemplo, procure ser claro sobre o que está falando ou a que está se referindo. Copie e cole um trecho da questão, dê nome ao que você pretende responder e evite deixar sua réplica solta sem referencias às mensagens prévias nas quais você se baseou.

  • Público x privado: questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado com oq ue se publica é essencial para evitar mal-entendidos e situações constrangedoras. Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantânias, pense antes de tornar públicos seus pensamentos, Por isso pense, escreva, leia o que escreveu e só depois publique na internet. Lembre-se que suas opiniões ficaraão registradas e podem ser facilmente associadas as seu nome numa busca rápida. Evite também pblicar informações que possam lhe causar problemas, como críticas ao seu chefe ou seu endereço.

Retirado: revista – Língua Portugues – Ano5 – n 64





Na minha panela..

Olá meninas... Pra quem gosta de um sorvetinho. Aí vai uma receita deliciosa.
E olha que é bom mesmo!!!




Numa panela grande misture 1 lata de leite condensado, 1litro de leite2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de amido de milho cheia, 1 colher de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de chocolate em pó50g de chocolate  amargo. (na receita original em vez do chocolate em pó é achocolatado e em vez de chocolate amargo é o meio amargo, mas sinceramente, acho que deve ficar um tanto doce demais, se você usar os ingredientes originais, eu dou a dica de diminuir a quantidade de açúcar). em fogo baixo e mexendo de vez em quando, deixe essa mistura ferver bem e ficar com a textura de mingau…aí é só despejar esse creme em um refratário e levar ao congelador por pelo menos 12h para ficar bem firme. Ai é só servir e se deliciar.. huumm!!!